Câmpus Criciúma classifica quatro equipes para os Jogos do IFSC PDF Imprimir E-mail
Seg, 29 de Abril de 2019 19:22

JIFSC2019_2O Câmpus Criciúma conseguiu classificar quatro de suas equipes para os Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC), na seletiva regional realizada em Araranguá, encerrada no último sábado (27).  A seletiva contou com a participação dos Câmpus Garopaba, Tubarão, Criciúma e Araranguá.

Na categoria destinada aos alunos dos cursos de Ensino Médio Técnico, o Câmpus Criciúma classificou as equipes de basquete masculino e vôlei feminino. Já na categoria para os estudantes dos cursos gerais, o Câmpus classificou os times de futsal feminino e vôlei misto.

A equipe de basquete masculino do Câmpus Criciúma conseguiu a classificação para o estadual ao vencer as equipes de Araranguá e Garopaba, pelo placar de 47 x 9 e 38 x 17, respectivamente. O destaque do time de Criciúma foi Juliano Borges, o camisa número 8 que marcou, ao todo, 21 pontos para a equipe criciumense.

Apesar da vantagem obtida nas partidas, os jogadores negam facilidade nos jogos. “Nenhum  jogo é fácil, cada partida é um desafio novo para todo o time. Como a gente estava treinando muito, o resultado acabou sendo bem satisfatório”, afirma Moroni Scarsi. De acordo com o estudante, a equipe possui um novo objetivo agora: ganhar o JIFSC e trazer a medalha de ouro para casa. Em 2018, o basquete masculino ficou com a prata no JIFSC, disputado em Criciúma.

JIFSC2019_3

As meninas do vôlei feminino também conseguiram ótimos resultados nas partidas contra as equipes de Garopaba e Araranguá, vencendo pelo placar de 2 sets a 0 em ambos os jogos. “No começo não estávamos nos encaixando em quadra, estávamos bem distraídas e errando coisas bobas, mas depois foi indo e dando tudo certo”, afirma Eduarda Coral, que diz acreditar que o time tenha grandes chances de ganhar a etapa estadual.

Além disso, as meninas do futsal feminino na categoria cursos gerais também fizeram bonito ao vencer por 5 x 0 a equipe de Araranguá. “Foi um jogo bem tranquilo, tínhamos muitas reservas e conseguimos utilizar todas as jogadoras para que ninguém cansasse durante a partida”, diz Maria Antônia Hespanhol, camisa número 26 da equipe de Criciúma.

Para a equipe, ainda será necessário muito treino para que possam conquistar a etapa estadual. “Estamos sem muito treino ultimamente, ainda mais agora com a indisponibilidade de nossa quadra, mas vamos nos empenhar bastante pois a disputa será muito mais acirrada e o nível da competição será mais elevado”, afirma Maria. O ginásio do Câmpus encontra-se em reforma atualmente.

JIFSC2019_1

Assim como as meninas do vôlei feminino, o pessoal do vôlei misto - categoria de cursos gerais - também conquistou a vitória nas partidas contra Araranguá e Tubarão, com resultados de 2 sets a 0 e 2 sets a 1. O time do Câmpus diz não ter conseguido treinar antes da etapa regional, vencendo as partidas na “raça”. “Esperamos ter bons treinos até o JIFSC, para que possamos nos preparar melhor a fim de trazer a vitória para casa”, diz Ramon Luca, camisa número 16 da equipe de Criciúma.

JIFSC2019_4

A disputa do futebol 7 foi adiada devido à forte chuva registrada no sábado.

O JIFSC tem por objetivo oportunizar o acesso ao esporte educacional, produzindo conhecimento sobre a cultura corporal, promovendo a inclusão e contribuindo com o desenvolvimento integral dos estudantes de todos os câmpus do IFSC.

Em 2019, o JIFSC acontece em dois momentos. De 10 a 12 de junho, para os estudantes de Ensino Médio Técnico, em Blumenau. Para os estudantes dos cursos gerais, os Jogos ocorrem em 6 e 7 de julho, em Florianópolis.

Por Paulo Vitor Monteiro | Estagiário de Jornalismo